Cont.

1º PERÍODO
ÁREAS
BLOCOS
CONTEÚDOS
ESTUDO
DO
MEIO
 
ØÀ descoberta de si mesmo
 
 
 
ØÀ descoberta dos outros e das instituições
 
 
Ø À descoberta do ambiente natural
Ø A sua naturalidade e nacionalidade.
Ø O seu corpo.
Ø A saúde do seu corpo.
Ø A segurança do seu corpo.
 
Ø Os membros da sua família.
Ø O passado familiar mais longínquo.
Ø Símbolos nacionais.
 
Ø Os astros
 
 
LÍNGUA PORTUGUESA
 
ØComunicação oral
 
 
 
 
 
Ø Comunicação escrita
 
 
 
 
 
 
 
 
Ø Funcionamento da Língua
Ø Comunicar oralmente com progressiva autonomia e clareza.
Ø Desenvolver a capacidade de retenção da informação oral.
Ø Recontar e recriar histórias.
 
 
Ø Desenvolver o gosto pela leitura e escrita.
Ø Desenvolver as competências de escrita e de leitura.
Ø Escrever textos aplicando conhecimentos gramaticais.
 
Ø Sinais de pontuação.
Ø Tipos de textos.
Ø Tipo e forma de frases.
Ø Género, número e grau dos nomes.
Ø Nomes comuns, próprios e colectivos.
Ø Verbos/Tempos verbais.
Ø Mapas semânticos.
 
 
MATEMÁTICA
 
 
 
Ø Geometria e Medida
 
 
 
Ø Números e operações
 
 
Ø Posição e localização
Ø Pontos de referência
Ø Mapas, plantas e maquetas
 
Ø Relações numéricas
Ø Múltiplos
Ø Numeração romana: símbolos e valores.
Ø Adição
Ø Subtracção (com empréstimo)
Ø Multiplicação (multiplicador com dois algarismos)
Todos os Meses
 
Ø Resolução de problemas
 
Ø Raciocínio matemático
 
 
Ø Comunicação matemática
 
Ø Compreensão do problema
Ø Concepção, aplicação e justificação de estratégias
Ø Justificação
Ø Formulação e testes de conjecturas
Ø Interpretação
Ø Representação
Ø Expressão
Ø Discussão
EXPRESSÕES
 
ØJogos de exploração
 
 
 
 
 
ØConstruções
 
ØCorpo
ØVoz
ØEspaço
ØRecorte, colagem e dobragem
ØPerícias e manipulações
ØJogos
 
ØDesenho
ØPintura
 
2º PERÍODO
ÁREAS
BLOCOS
CONTEÚDOS
 
ESTUDO
DO
MEIO
 
 
ØÀ descoberta de si mesmo
 
Ø  À descoberta das inter-relações entre a natureza e a sociedade
 
 
ØÀ descoberta do ambiente natural
ØA saúde do seu corpo
Ø A segurança do seu corpo.
 
Ø A qualidade do ambiente.
ØActividades produtivas
 
 
ØAspectos físicos do meio local
ØOs seres vivos do ambiente próximo
ØDeslocação dos seres vivos
 
 
LÍNGUA PORTUGUESA
 
 
ØComunicação oral
 
 
ØComunicação escrita
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Ø Funcionamento da Língua
Ø Comunicar oralmente com progressiva autonomia e clareza.
Ø Desenvolver a capacidade de retenção da informação oral.
Ø Recontar e recriar histórias.
 
Ø Desenvolver o gosto pela leitura e escrita.
Ø Desenvolver as competências de escrita e de leitura.
Ø Utilizar técnicas de recolha e de organização de informação.
Ø Escrever textos aplicando conhecimentos gramaticais.
 
Ø Sílabas tónicas e átonas.
Ø Sinonímia e antonímia.
Ø Translineação.
Ø Palavras quanto ao número de sílabas.
Ø Adjectivos.
 
 
MATEMÁTICA
 
 
 
Ø Geometria e Medida
 
 
 
 
Ø Números e operações
 
 
 
 
 
 
Ø Geometria e Medida
 
 
 
 
 
Ø Números e operações
 
 
Moedas, notas e contagem;
Ø Comparação e ordenação de valores.
Ø Sequências de acontecimentos.
 
Ø Fracções
Ø Decimais
Ø Adição
Ø Subtracção
Ø Multiplicação
Ø Divisão
 
Ø Propriedades e classificação
Ø Reflexão
Ø Planificação do cubo
Ø Círculo e circunferência
Ø Noção de ângulo
Ø Rectas paralelas e perpendiculares
 
Ø Leitura e interpretação de informação apresentada em tabelas e gráficos
Ø Gráfico de barras
Ø Média e moda
Expressões
 
ØJogos dramáticos
 
ØConstruções
ØLinguagem verbal
ØLinguagem não verbal
ØLinguagem gestual
ØDeslocamentos e equilíbrios
ØDesenho
ØPintura
 
 
3º PERÍODO
ÁREAS
BLOCOS
CONTEÚDOS
ESTUDO
DO
MEIO
Ø À descoberta de si mesmo
 
ØÀ descoberta das inter-relações entre espaços
 
 
 
 
 
ØÀ descoberta dos outros e das instituições
 
 
 
Ø À descoberta dos materiais e objectos
Ø A segurança do seu corpo.
 
Ø Os meios de comunicação.
Ø Espaços da sua localidade.
ØOs seus itinerários
ØLocalizar espaços em relação a um ponto de referência
 
 
ØO passado do meio local
ØInstituições e serviços existentes na comunidade
 
Ø Realizar experiências com alguns materiais de uso corrente.
Ø Realizar experiências com a luz, com ímanes e de mecânica.
Ø Manusear objectos em situações concretas.
 
 
LÍNGUA PORTUGUESA
 
 
Ø Comunicação oral
 
 
 
 
 
ØComunicação escrita
 
 
 
 
 
 
 
ØFuncionamento da Língua
Ø Comunicar oralmente com progressiva autonomia e clareza.
Ø Desenvolver a capacidade de retenção da informação oral.
Ø Criar o gosto pela recolha de produções do património literário oral.
 
Ø Desenvolver o gosto pela leitura e escrita.
Ø Desenvolver as competências de escrita e de leitura.
Ø Utilizar técnicas de recolha e de organização de informação.
Ø Escrever textos aplicando conhecimentos gramaticais.
 
Ø Sinais gráficos de acentuação.
Ø Onomatopeias.
Ø Grupos constituintes da frase.
 
 
MATEMÁTICA
 
 
 
Ø Números e operações
 
 
 
Ø Geometria e Medida
 
 
 
 
 
 
 
Ø Números e operações
 
Ø Geometria e Medida
 
Ø Adição
Ø Subtracção
Ø Multiplicação
Ø Divisão
 
Ø Medida e medição
Ø Unidades de medida SI
Ø Perímetro e área
Ø Estimação
Ø Unidades de tempo
Ø Intervalos de tempo
Ø Estimação
 
Ø Sequências
 
Ø Medida e medição
Ø Unidades de medida SI
Ø Medidas de massa e capacidade
Expressões
ØConstruções
ØPercursos na natureza
ØDesenho
ØPintura