1º PERÍODO
ÁREAS
|
BLOCOS
|
CONTEÚDOS
|
ESTUDO
DO
MEIO
|
ØÀ descoberta de si
mesmo
ØÀ descoberta dos
outros e das instituições
Ø À descoberta do
ambiente natural
|
Ø A sua naturalidade
e nacionalidade.
Ø O seu corpo.
Ø A saúde do seu
corpo.
Ø A segurança do seu
corpo.
Ø Os membros da sua família.
Ø O passado familiar
mais longínquo.
Ø Símbolos
nacionais.
Ø Os astros
|
LÍNGUA PORTUGUESA
|
ØComunicação oral
Ø Comunicação
escrita
Ø Funcionamento da
Língua
|
Ø Comunicar
oralmente com progressiva autonomia e clareza.
Ø Desenvolver a
capacidade de retenção da informação oral.
Ø Recontar e recriar
histórias.
Ø Desenvolver o
gosto pela leitura e escrita.
Ø Desenvolver as
competências de escrita e de leitura.
Ø Escrever textos
aplicando conhecimentos gramaticais.
Ø Sinais de
pontuação.
Ø Tipos de textos.
Ø Tipo e forma de
frases.
Ø Género, número e
grau dos nomes.
Ø Nomes comuns, próprios
e colectivos.
Ø Verbos/Tempos
verbais.
Ø Mapas semânticos.
|
MATEMÁTICA
|
Ø Geometria e Medida
Ø Números e
operações
|
Ø Posição e
localização
Ø Pontos de referência
Ø Mapas,
plantas e maquetas
Ø Relações
numéricas
Ø Múltiplos
Ø Numeração
romana: símbolos e valores.
Ø Adição
Ø Subtracção (com empréstimo)
Ø Multiplicação (multiplicador com dois
algarismos)
|
Todos os Meses
Ø Resolução de problemas
Ø Raciocínio matemático
Ø Comunicação matemática
|
Ø Compreensão do problema
Ø Concepção, aplicação e justificação de estratégias
Ø Justificação
Ø Formulação e testes de conjecturas
Ø Interpretação
Ø Representação
Ø Expressão
Ø Discussão
|
|
EXPRESSÕES
|
ØJogos de exploração
ØConstruções
|
ØCorpo
ØVoz
ØEspaço
ØRecorte, colagem e
dobragem
ØPerícias e
manipulações
ØJogos
ØDesenho
ØPintura
|
2º PERÍODO
ÁREAS
|
BLOCOS
|
CONTEÚDOS
|
ESTUDO
DO
MEIO
|
ØÀ descoberta de si
mesmo
Ø À descoberta das inter-relações entre a
natureza e a sociedade
ØÀ descoberta do
ambiente natural
|
ØA saúde do seu
corpo
Ø A segurança do seu
corpo.
Ø A qualidade do
ambiente.
ØActividades
produtivas
ØAspectos físicos do
meio local
ØOs seres vivos do
ambiente próximo
ØDeslocação dos seres vivos
|
LÍNGUA PORTUGUESA
|
ØComunicação oral
ØComunicação escrita
Ø Funcionamento da
Língua
|
Ø Comunicar
oralmente com progressiva autonomia e clareza.
Ø Desenvolver a
capacidade de retenção da informação oral.
Ø Recontar e recriar
histórias.
Ø Desenvolver o
gosto pela leitura e escrita.
Ø Desenvolver as
competências de escrita e de leitura.
Ø Utilizar técnicas
de recolha e de organização de informação.
Ø Escrever textos
aplicando conhecimentos gramaticais.
Ø Sílabas tónicas e
átonas.
Ø Sinonímia e antonímia.
Ø Translineação.
Ø Palavras quanto ao
número de sílabas.
Ø Adjectivos.
|
MATEMÁTICA
|
Ø Geometria e Medida
Ø Números
e operações
Ø Geometria e Medida
Ø Números
e operações
|
Moedas, notas e contagem;
Ø Comparação e
ordenação de valores.
Ø Sequências de
acontecimentos.
Ø Fracções
Ø Decimais
Ø Adição
Ø Subtracção
Ø Multiplicação
Ø Divisão
Ø Propriedades e classificação
Ø Reflexão
Ø Planificação do
cubo
Ø Círculo e circunferência
Ø Noção de ângulo
Ø Rectas paralelas e perpendiculares
Ø Leitura e
interpretação de informação apresentada em tabelas e gráficos
Ø Gráfico de barras
Ø Média e moda
|
Expressões
|
ØJogos dramáticos
ØConstruções
|
ØLinguagem verbal
ØLinguagem não
verbal
ØLinguagem gestual
ØDeslocamentos e
equilíbrios
ØDesenho
ØPintura
|
3º PERÍODO
ÁREAS
|
BLOCOS
|
CONTEÚDOS
|
ESTUDO
DO
MEIO
|
Ø À descoberta de si
mesmo
ØÀ descoberta das
inter-relações entre espaços
ØÀ descoberta dos
outros e das instituições
Ø À descoberta dos
materiais e objectos
|
Ø A segurança do seu
corpo.
Ø Os meios de
comunicação.
Ø Espaços da sua
localidade.
ØOs seus itinerários
ØLocalizar espaços
em relação a um ponto de referência
ØO passado do meio
local
ØInstituições e
serviços existentes na comunidade
Ø Realizar
experiências com alguns materiais de uso corrente.
Ø Realizar
experiências com a luz, com ímanes e de mecânica.
Ø Manusear objectos
em situações concretas.
|
LÍNGUA PORTUGUESA
|
Ø Comunicação oral
ØComunicação escrita
ØFuncionamento da
Língua
|
Ø Comunicar
oralmente com progressiva autonomia e clareza.
Ø Desenvolver a
capacidade de retenção da informação oral.
Ø Criar o gosto pela
recolha de produções do património literário oral.
Ø Desenvolver o
gosto pela leitura e escrita.
Ø Desenvolver as
competências de escrita e de leitura.
Ø Utilizar técnicas
de recolha e de organização de informação.
Ø Escrever textos aplicando
conhecimentos gramaticais.
Ø Sinais gráficos de
acentuação.
Ø Onomatopeias.
Ø Grupos
constituintes da frase.
|
MATEMÁTICA
|
Ø Números
e operações
Ø Geometria e Medida
Ø Números
e operações
Ø Geometria e Medida
|
Ø Adição
Ø Subtracção
Ø Multiplicação
Ø Divisão
Ø Medida e medição
Ø Unidades de medida SI
Ø Perímetro e área
Ø Estimação
Ø Unidades de tempo
Ø Intervalos de tempo
Ø Estimação
Ø Sequências
Ø Medida e medição
Ø Unidades de medida SI
Ø Medidas de massa e
capacidade
|
Expressões
|
ØConstruções
|
ØPercursos na
natureza
ØDesenho
ØPintura
|